Netnografia, Neurociência, Big Data e o comportamento do consumidor no meio digital

Qual o comportamento do consumidor ao navegar por uma loja virtual? O que o motiva escolher um produto em detrimento de outro? Qual a linguagem verbal e não-verbal mais apropriada, a imagem, a comunicação em geral, para falar com o consumidor online? Esta área que ainda carece de estudos pode ser iniciada por meio de uma correlação e conjunção de dados netnográficos, neurocientíficos e ferramentas de marketing.

A necessidade de estudo e pesquisa sobre o consumidor para determinar o posicionamento de uma marca ou de um produto já é bem conhecida entre os profissionais de comunicação e marketing. Observar o indivíduo em um momento de experiência de compra dentro de uma loja física, como um supermercado, já é uma estratégia utilizada há décadas por estes profissionais como uma das vertentes de pesquisa de mercado. No entanto, ainda se encontram muitas limitações para entender o processo de consumo no meio digital. Qual o comportamento do consumidor ao navegar por uma loja virtual? O que o motiva a escolher um produto em detrimento de outro? Qual a linguagem verbal e não-verbal mais apropriada, a imagem, a comunicação em geral, para falar com o consumidor online?

Como sabemos, as conexões no meio digital afetam cada vez mais o nosso comportamento social como amigos, família e consumidores (Kozinets, 2014). Elas nos fazem ter posições e interações específicas no ciberespaço, influenciados por elementos próprios do meio. Como um botão de call to action, muito utilizado para estimular o interlocutor à executar determinada ação. Ou mesmo pelas inúmeras…

Continue lendo esse artigo no E-commerce Brasil! Clique aqui!