7 medidas práticas segundo a neurociência do consumo para atrair, fidelizar e converter

Quão lógica pode ser uma decisão de um consumidor? Por que muitas vezes ele opta por um produto mais caro mesmo tendo um produto similar de valor menor?

Quando estudamos o comportamento do consumidor, especialmente pela visão neurocientífica, vemos que algumas decisões tomadas são diretamente influenciadas pela emoção.

Ainda que nós – enquanto consumidores – não percebamos, até 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, como já apontado por um estudo de Harvard anos atrás, que inclusive indicou uma lista com mais de 300 motivadores emocionais.

O cliente precisa se sentir especial e enxergar no produto uma solução para os seus desejos mais íntimos, como: prazer, segurança, bem-estar, aceitação, sucesso profissional e social, ser diferente da maioria e pertencimento.

Quando ele faz essa conexão emocional, ele se torna mais propício à compra, a fidelização à marca e também à elevar o ticket médio em suas transações.

Os meios de estabelecer uma ligação emocional com o cliente são diversos e podem ir além da comunicação verbal, que mais comumente é utilizada.

Dessa forma, listo 7 medidas orientadas pela neurociência do consumo que você pode tomar no seu negócio online para atrair e fidelizar o seu cliente:

1. Psicologia das Cores

Escolha a cor apropriada ao seu público e ao seu nicho para ser associado ao seu produto. A área de psicologia das cores mostra que cada cor ativa um setor cerebral e pode causar um efeito específico. Em 2017 uma pesquisa apontou que Marrs Green, por exemplo, que é uma cor que mistura o azul, verde e o cinza – e suas variações que se aproximam do conhecido como “Azul Tiffany” – é a cor favorita do mundo.

2. Aromas

Saber explorar os sentidos do corpo humano pode ser uma vantagem no varejo. Quem não tem a lembrança de algum aroma na infância que traz uma boa recordação?

Essa boa recordação associada ao seu produto pode produzir o sentimento de pertencimento ao mesmo tempo que traz a…

Continue lendo o artigo original em E-commerce Brasil. Veja mais aqui!