Quão lógica pode ser uma decisão de um consumidor? Por que muitas vezes ele opta por um produto mais caro mesmo tendo um produto similar de valor menor?
Quando estudamos o comportamento do consumidor, especialmente pela visão neurocientífica, vemos que algumas decisões tomadas são diretamente influenciadas pela emoção.
Ainda que nós – enquanto consumidores – não percebamos, até 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, como já apontado por um estudo de Harvard anos atrás, que inclusive indicou uma lista com mais de 300 motivadores emocionais.
O cliente precisa se sentir especial e enxergar no produto uma solução para os seus desejos mais íntimos, como: prazer, segurança, bem-estar, aceitação, sucesso profissional e social, ser diferente da maioria e pertencimento.
Quando ele faz essa conexão emocional, ele se torna mais propício à compra, a fidelização à marca e também à elevar o ticket médio em suas transações.
Os meios de estabelecer uma ligação emocional com o cliente são diversos e podem ir além da comunicação verbal, que mais comumente é utilizada.
Dessa forma, listo 7 medidas orientadas pela neurociência do consumo que você pode tomar no seu negócio online para atrair e fidelizar o seu cliente:
1. Psicologia das Cores
Escolha a cor apropriada ao seu público e ao seu nicho para ser associado ao seu produto. A área de psicologia das cores mostra que cada cor ativa um setor cerebral e pode causar um efeito específico. Em 2017 uma pesquisa apontou que Marrs Green, por exemplo, que é uma cor que mistura o azul, verde e o cinza – e suas variações que se aproximam do conhecido como “Azul Tiffany” – é a cor favorita do mundo.
2. Aromas
Saber explorar os sentidos do corpo humano pode ser uma vantagem no varejo. Quem não tem a lembrança de algum aroma na infância que traz uma boa recordação?
Essa boa recordação associada ao seu produto pode produzir o sentimento de pertencimento ao mesmo tempo que traz a…
Continue lendo o artigo original em E-commerce Brasil. Veja mais aqui!